Estreias

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Crítica - 'Anthropoid'


 A 2ª guerra mundial reservou histórias interessantíssimas, e nada mais justo, o cinema apossá-las.  De um lado, grandes clássicos envolvendo o período mais conturbado do mundo marcaram a sétima arte, como também o espectador. Do outro, muitos filmes apresentaram eventos interessantes durante esse período, porém sem o glamour, sem audácia, este é ‘Anthropoid’.   

  Baseado em fatos reais, o filme centra-se na Operação Anthropoid, que visava matar o general Heydrich, oficial superior alemão. Considerado o terceiro homem mais poderoso do período nazista e responsável pela ocupação nazista na Tchecoslováquia. Suas ações culminaram no atentado idealizado pela Executiva de Operações Especiais (S.O.E.), uma organização de inteligência britânica, que recrutou dois exilados: Jozef Gabčík (Cillian Murphy) e Karel Svoboda (Jamie Dornan).            
       
  Dirigido por Sean Ellis, o filme faz muito bem contextualizar o atual momento da 2ª Guerra Mundial. Envolto de um grande evento durante a guerra, ‘Antropoid’ tem seu valor histórico ao recuperar um episódio importante e curioso aos olhos do público, por ser desconhecido pela maioria. Porém, seu resultado fica abaixo das expectativas por não entregar o peso necessário à trama.    

  Com a sonolenta primeira metade marcada pela elaboração do plano para matar o general Heydrich, o filme passa a ficar interessante na segunda metade quando o plano é colocado em prática. Todos os erros técnicos presentes no inicio da produção – a fraca edição, enquadramentos distorcidos e a desagradável câmera tremida, são compensados com boas cenas de ação protagonizadas pelos atores Cillian Murphy e Jamie Dornan, ambos razoáveis em cena.              

  Concebendo todo o caos gerado pela guerra na boa fotografia criando uma atmosfera mais densa para o filme. ‘Anthropoid’ tem seus bons momentos empolgando o espectador em seu ato final e por trazer um interessante episódio durante a 2ª Guerra Mundial conhecida por poucos. Mas não consegue entregar todo o peso narrativo, faltou energia, dedicação, estudo de toda produção, e experiência atrás da câmera para ser tornar memorável.       

NOTA: 6,5

                                       

Um comentário :

  1. Eu sinceramente não consigo entender como um filme desse passou despercebido pelo grande público. Um filmaço!! Fazia tempo que não assistia um filme de guerra tão bom, com boas atuações e muito bem feito. Um filme histórico que merecia a atenção devida para fazer jus a produção do filme, mas infelizmente passou batido. Emocionante. Adorei! Os paraquedistas responsáveis por serem os executores da missão são interpretados por Jamie Dornan (Ján Kubiš ) e Cillian Murphy (Josef Gabcík) que fazem personagens que estão extremamente focados em realiza-la. O elenco de apoio também faz um trabalho competente em servir de inspiração, causando dúvidas e pondo em cheque a moralidade e os ideais das personagens principais. O desenvolvimento de personagens neste filme não é algo que convence porque ele não existe, o filme é focado em apenas mostrar a missão e suas consequências para os envolvidos e para toda nação checa.

    ResponderExcluir