Estreias

terça-feira, 6 de junho de 2017

Crítica - 'Contratiempo (The Invisible Guest)'


     O cinema espanhol vem ganhando maior notoriedade nos dias atuais. Nos últimos anos várias obras vêm sendo elogiadas ao redor do mundo e colecionando inúmeros prêmios possibilitando uma ampla distribuição em todos os locais.  Recentemente temos os ótimos ‘Pecados Antigos, Longas Sombras’, ‘Truman’, ‘Viver É Fácil Com Os Olhos Fechados’, o bom suspense ‘O Corpo’, e agora o filme do momento é ‘Contratiempo’.             

    A história acompanha Adrian Doria (Mario Casas), um empresário bem-sucedido, que precisa provar sua inocência pelo assassinato de sua amante. Em busca de uma defesa, ele recorre a melhor advogada da Espanha, Virginia Goodman (Ana Wagener).

    A direção assinada por Oriol Paulo flerta com seu último trabalho, o bom suspense mencionado ‘O Corpo’.  Aqui, ele mostrou estar mais maduro lidando perfeitamente com a mise en scène para criar o clima de suspense e acentuá-los nos momentos chaves da produção. Cada um dos cenários filmados em ‘Contratiempo’ são minuciosamente pensados associado a uma fotografia turva e fria a base de tons azuis, refletem uma elegância cinematográfica incomum em qualquer cinema.  

   O roteiro também de Oriol Paulo segue uma estrutura narrativa semelhante ao ‘O Corpo’ reservando surpresas inacreditáveis. Mais uma vez, o cineasta fez um ótimo trabalho de construção de personagens femininas misteriosas, além de mostrar como se deve prender a atenção do espectador até a grande conclusão preenchendo a obra com inúmeras reviravoltas. Não estamos falando de apenas uma única reviravolta no último ato como bastantes filmes do gênero costumam fazer, mas sim de várias.                               


    Assim entra o diferencial e o problema de ‘Contratiempo’. A trama move-se através de flashbacks ludibriando o espectador sobre as possibilidades do real acontecimento que levou ao assassinato da amante de Adrian Doria. Nesse contexto, várias reviravoltas instigam o público, mas muitas delas não causam um impacto necessário e o resultado pode soar excessivo para alguns, mesmo com a última delas ser muito bem desenvolvida.

    Diante desses elementos narrativos, o elenco e os recursos técnicos possuíram um papel fundamental. O ator José Coronado e a atriz Barbara Lennie estão excelentes em seus respectivos personagens secundários. Abaixo deles, Mario Casas tem algumas dificuldades em convencer em certas cenas,mas não compromete. A atriz Ana Wagener revela uma grande surpresa. E vale mencionar o ótimo trabalho da inventiva edição e montagem traçando os paralelos entre o presente e o passado, assim como a tonalidade da fotografia distinguindo os diferentes períodos.        

     Contratiempo’ abusou de suas reviravoltas para chamar a atenção do espectador. O resultado é excessivo, compulsivo, flerta com o absurdo, mas sempre convincente e deve agradar grande parte do público.                         
 
NOTA: 8,8


7 comentários :

  1. Vi esse filme ontem e fiquei mt impressionada. É um dos melhores filmes que vi em mt tempo, queria encontrar outros filmes nesse estilo, policial e com reviravoltas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que gostou tanto desse estilo de filme, sugiro 'O Corpo' (mencionado na crítica) do mesmo diretor, 'O Segredo Dos Seus Olhos', 'Os Suspeitos', o clássico 'Seven- Os 7 Crimes Capitais' e até mesmo 'Truque de Mestre'. Foram os que veio em minha cabeça! haha Obrigado por visitar o blog. Seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  2. Filme excelente!!! Na lista dos melhorea que assisti, junto com O Segredo dos Seus Olhos, também citado por você(na minha opinião, o melhor filme que já assisti até hoje.). Gosto muito do cinema espanhol-argentino e me espantei de não ver o Darin nesse filme rsrs...Vou assistir aos outros filmes indicados por você para a Rosane. Seven também já vi...ótimo! Tese para um homicídio também é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado também por comentar! O cinema argentino é realmente muito bom e recomendo filmes como: 'Nove Rainhas', 'Aura' (tem no netflix) e 'O Homem Ao Lado'. E o espanhol 'A Pele Que Habito' (tem no netflix) do Almodovar.
      Em breve vou realizar um TOP 10, melhores filmes de suspense!
      Seja sempre bem-vinda, Raquel!

      Excluir
  3. adorooooooo suspenses tbm, já assisti quase todos que foram mencionados... além desses curti muito o filme "Secuestro" tbm espanhol e segue nessa mesma linha de suspense. Agora estou querendo assistir "O corpo" e não acho em lugar algum, alguém poderia me indicar ou me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. poxaaaa e eu fico sem ver? =,( vou ver se acho online ou pra baixar.

    ResponderExcluir