Estreias

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Crítica - 'Invocação do Mal 2'


    São raros filmes de terror manter uma ótima regularidade em sua sequência e ‘Invocação do Mal 2’ deixa dúvidas de sua superioridade com seu antecessor. Com grandes expectativas devido ao sucesso de seu precursor em 2013 e por manter o mesmo diretor, essa continuação certamente irá correspondê-la, assim como consagra de vez James Wan o mestre do terror da atualidade.     

      Baseado em fatos reais, especificamente no caso Enfield Poltergeist, registrado no final da década de 1970. O casal Lorraine (Vera Farmiga) e Ed Warren (Patrick Wilson) viaja a Inglaterra para investigar uma família supostamente atormentada por um espírito maligno envolvendo a pequena criança Janet (Madison Wolfe).    

   Dirigido novamente por James Wan, o cineasta sabe como ninguém lidar com a mente humana criando um senso de acomodação e tensão impecável. Mostrando-se sólido atrás das câmeras no gênero que conhece muito bem, Wan imprime uma direção rica lidando com tracking shots, steadicam, planos-sequencias e transições de foco manipulando a visão do espectador passando uma sensação de que algo está sempre prestes a acontecer. E sempre no apagar nas luzes (ou não), prepare-se!               
     
  Sua visão para o terror é inegável e a tensão criada ao longo da trama é arrepiante. Além de bom desenvolvimento dos personagens e dos ambientes - a fotografia, a direção de arte e o design de som são meticulosos contribuindo para acentuar a aflição. O filme é bem iluminado a base de tons escuros e quentes, a direção de arte é cuidadosa causando calafrios em cada detalhe do cenário, assim como a trilha sonora passando do espanto a ternura (temos até a famosa música ‘Can’t Help Falling In Love’ como exemplo).

    Aqui ‘Invocação do Mal 2’ tem mais tempo para construir o casal protagonista e novamente Vera Farmiga repete mais uma ótima interpretação, como fez no primeiro filme,o ator Patrick Wilson tem mais a mostrar. Mas quem realmente rouba a cena e a menina Madison Wolfe - sua atuação é um absurdo, é bom ficar de olho nesse nome. Temos no elenco ainda Frances O’Connor, Simon McBurney e Steve Coulter, todos bem.         

    Baseado em fatos reais o que torna o filme mais assustador,  ‘Invocação do Mal 2’ apresenta alguns  clichês  durante a trama e sua solução acaba sendo muito rápida.  Porém, possui sequências intensas e de constante medo reservando jumpscares que farão todos pular da cadeira, uma presença demoníaca aterrorizante, uma tensão genuína criada das mãos de um grande diretor do gênero, gera dúvidas de sua superioridade com seu antecessor e seus créditos finais apresentando o relato por fotos é arrepiante.


NOTA: 8,0


Nenhum comentário :

Postar um comentário