Estreias

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Crítica - 'Negação (Denial)'


    Quando as conseqüências da 2ª Guerra Mundial e batalha jurídica estão presentes em um só filme, o interesse do público é ainda maior. Partindo desses dois temas, ‘Negação’ é inspirado em uma história real, ocorrido na década de 1990, retratando um inusitado fato perante a corte britânica: o acontecimento, ou não, do holocausto.    

   De um lado, a historiadora Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz), especializada em holocausto, luta para provar a existência do Holocausto. Do outro lado, seu acusador David Irving (Timothy Spall), também historiador e, com muito mais experiência, luta para provar o contrário.                     

   Desconhecido por grande parte do público, ‘Denial’ é um convite para todos interessar nesse inesperado episodio. A história por si só ganhou fortes proporções devido ao curioso sistema da corte britânica, e a direção assinada por Mick Jackson fez muito bem em contextualizar o atual momento da década de 1990 junto com o holocausto. Nesse meio tempo, somos simpatizados com a boa apresentação da historiadora e escritora, Deborah.
 
  Diferente dela, o outro historiador Irving é visto como o antagonista do longa. Aspirante de Hitler, racista, misógino e extremista, Timothy Spall entrega um personagem forte, admirado por alguns e ao mesmo tempo grotesco.                

  A ré Deborah E. Lipstadt precisa provar a realidade do holocausto, e a atriz Rachel Weisz consegue criar várias camadas para sua personagem transmitindo toda sua raiva contida, seu comprometimento com sua profissão e, até mesmo emotiva quando fala dos sobreviventes do genocídio.
 
  Mesmo nas ótimas interpretações da dupla Rachel Weisz e Timothy Spall, o cineasta não consegue aprofundar o material fonte e todas as subtramas envolvidas são superficiais - a questão do racismo, dos judeus sobreviventes. Sem contar o elenco secundário pouco aproveitado na trama.

   Mesmo a batalha jurídica não ser memorável, e sem contar com aquela energia e pura tensão, como na série ‘American Crime History’. ‘Denial’ tem sua relevância por entregar uma história pouco conhecida e também pela sua poderosa mensagem, principalmente nos dias atuais, em como a liberdade de expressão, ainda que de direito, pode ter grandes conseqüências mediante as opiniões equivocadas.                                                                                                                                                  

NOTA: 6,4



Nenhum comentário :

Postar um comentário