Estreias

terça-feira, 12 de junho de 2018

Crítica - 'Baseado Em Fatos Reais'


   É inegável o talento de Roman Polanski atrás das câmeras. Com um currículo invejável somando ótimos filmes como, ‘O Bebê de Rosemary’, ‘O Pianista’, ‘Chinatown’, ‘Repulsa ao Sexo’ e muitos outros. A expectativa de cada trabalho de sua autoria é altíssima, principalmente quando o diretor imerge no gênero do suspense psicológico que o consagrou. Porém, seu feito está longe de seus clássicos quando assistimos ‘Baseado Em Fatos Reais’.

   Após uma recepção calorosa de seus fãs autografando seus respectivos exemplares, a autora Delphine (Emmanuelle Seigner) estabelece uma amizade com sua admiradora Elle (Eva Green), esta igualmente escritora, mais conhecida como ghost writer em biografias de celebridades. Aos poucos, as duas vão criando um laço afetivo, mas também certa desconfiança por parte de Delphine.     

   Em um gênero tão bem proficiente por um dos grandes nomes do cinema, Polanski mostra-se ausente em grande parte da produção. Isso se torna visível nos dois primeiros atos, enquanto a protagonista aceita a companhia de Elle devido a sua fragilidade emocional e, como conseqüência, o vinculo entre elas é forçado afetado inúmeras vezes por futilidades ostensivas.         


   Em meio a essa relação passamos a questionar todas as decisões tomadas pela protagonista. Não há um senso de coesão na motivação da autora Delphine e o porquê da confiança de sua suposta amiga. Tudo é abordado com tamanho desdenho, desde aos subtextos relacionados a seu ex-marido, as cartas anônimas até a sua amizade com Elle. Muitos desses temas são futuramente esquecidos pela trama, apenas com a pressa de chegar ao seu impactante terceiro ato. 

   A partir daí, Polanski entrega boas seqüências relembrando os seus melhores trabalhos. A trama apresenta elementos de fantasias muito bem arquitetadas pelo diretor, assim como momentos oníricos distintamente fotografados pelo diferentes contrastes de luz e sombra. Assim, acentuando o suspense no ar em meio a seus enquadramentos em planos médios e primeiros planos. 

   Por esses motivos, o espectador não desiste da produção na intenção de saber qual será o final da obra. Bem como, as boas atuações individuais da dupla Emmanuelle Seigner e Eva Green. Porém, a grande reviravolta pode ser prevista muito antes da revelação final e ‘Baseado Em Fatos Reais’ perde todo seu impacto. 


NOTA: 5,6

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