Estreias

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Crítica - 'Memoir Of A Murderer'


 Elogiar o cinema sul-coreano se tornou algo corriqueiro nos dias atuais. A crescente notoriedade no cenário mundial provém de inúmeras produções de primeira qualidade do país nos últimos anos. Dentre eles, um gênero que sempre se destacou na terra Sul-Coreana é o suspense; e ‘Memoir Of A Murderer’ vem para se juntar a esse seleto grupo.      

  Com um passado misterioso resultando no mal de Alzheimer, Byung-su (Sol Kyung-gu) começa a suspeitar do namorado de sua filha Eun-hee (Kim Seol-Hyun), por ser o verdadeiro serial killer que os policiais locais buscam encontrar, e também o responsável pelo seu estado físico e psicológico.          
 
  A direção assinada por Shin-yeon Won oferece uma narrativa pouco revisitada pelo gênero. A premissa de roteirizar um protagonista com déficit de memória, cujo objetivo está em salvar sua filha das mãos de um psicopata. Não é a obra mais original, mas Shin-yeon reencontra novos elementos entregando uma trama instigante, visceral e surpreendente. 

  Dentre esses elementos, o diretor Shin-yeon não se prende apenas a um gênero e encontra o equilíbrio perfeito para o suspense, a ação e o drama. ‘Memoir Of A Murderer’ é um estudo de personagem, acompanhando as conseqüências do passado obscuro do protagonista. Em conseqüência, o foco está na sua luta em lidar com suas limitações e na relação entre sua filha - este algo raro de se ver em filmes de mesmo feitio. 

  A partir desses momentos, o filme imerge para a ação e o conflito entre Byung-su e o namorado de sua filha, Tae-ju (Nam-gil Kim), ganha novos contornos. Com o roteiro não linear acompanhando a visão do protagonista (por hora em narrativa em off), ‘Memoir Of A Murderer’ faz questão do espectador perder a empatia por Byung-su, mostrando também seu lado nefasto. Tornando assim o confronto final em aberto, valendo-se pelo ótimo trabalho de decupagem afligindo o público. 

  Mas se o protagonista é rico em suas motivações, convicções e características, não podemos dizer o mesmo do vilão. Tae-ju é unidemensinal, não tem qualquer desenvolvimento e o ator Nam-gil Kim beira ao caricatural. Em compensação, Sol Kyung-gu carrega o filme apresentando um personagem complexo.   

  É impossível deixar de mencionar que o filme bebe da mesma fonte de ‘Amnésia’ e apresenta certas passagens previsíveis. Mesmo não chegando ao mesmo nível dos recentes suspenses coreanos ‘A Criada’ e ‘O Lamento’, ‘Memoir Of A Murderer’ merece sua atenção.  
 

NOTA: 7,3

Nenhum comentário :

Postar um comentário