Estreias

sábado, 21 de março de 2020

TOP 10 Melhores Filmes de 2019


   O ano de 2019 reservou produções de alto nível e, quiça o melhor ano da década para o cinema. Como de praxe o 'Filme Na Mente' resolveu listar os dez melhores filmes e recordamos para quem ainda não nos conhece, foram avaliados todos os filmes com lançamentos datados nos Estados Unidos.
   Com um ano repleto de filmes de alta qualidade em diferentes nacionalidades não podemos deixar de fora os que merecem nossa menção honrosa e vale reforçar que todos (ou quase) os mencionados estão linkados diretamente para a crítica!
    Deixe nos comentários qual o seu top 10 e qual filme ficou de fora de nossa lista!

    Sem mais delongas, vamos a eles:


10º 

JOJO RABBIT

O cineasta Taika Waititi realiza algo que poucos conseguem, criar o humor frente ao caos. Ambientado na 2º Guerra Mundial e trazendo as telas o homem mais emblemático da história mundial, 'Jojo Rabbit' conquista o público por ser irreverente, por arrancar gargalhadas  e por nos entrega uma belíssima e tocante mensagem em respeito ao próximo independente de sua etnia. 




MIDSOMMAR

O cineasta Ari Aster deixou seu cartão de visita ao apresentar-se no mundo do cinema seu excelente e controverso ‘Hereditário (2018)’. Seu nome passou a figurar entre as grandes promessas no gênero terror e gerou fortes expectativas tanto pelos críticos, quanto pelo público a espera de seu novo projeto. Eis que o diretor não demorou muito para dar as caras e novamente volta a perturbar, refletir o público e gerar discussões em ‘Midssomar – O Mal Não Espera a Noite’. 



HISTÓRIA DE UM CASAMENTO

 Logo no inicio, o cineasta Noah Baumbach prova de sua genialidade criando uma atmosfera afetuosa e reconfortante para o público ao apresentar o casal a partir de uma carta, a poesia em palavras. É questão de segundos para nós simpatizarmos com Charlie e Nicole que, logo em seguida, estão em processo de se separar. Infelizmente, estamos diante de uma história que chegou ao fim onde os detalhes são desfeitos de seus valores pretéritos, os costumes cobertos por ventos e a ruptura de emoções dolorosas e carregada de muitas verdades.   






ERA UMA VEZ EM... HOLLYWOOD

 Era uma vez... Tarantino! Somado em seu currículo nove invejáveis filmes e porventura seu penúltimo. O cineasta conquistou uma legião de fãs ao criar sua própria identidade cinematográfica gerando para si uma grande expectativa entorno de suas produções. Felizmente, Quentin Tarantino nunca decepcionou e dessa vez, apresenta seu projeto mais maduro em ‘Era uma Vez em... Hollywood’.




6º  

BACURAU

Bacurau, um tapa na cara da sociedade brasileira. Em tempos onde se tornou corriqueiro os brasileiros recusarem assistir o próprio cinema nacional em detrimento do ávido consumo exterior, nunca teve tanto significado como nesta nova produção do cineasta Kleber Mendonça Filho (‘Aquarius’).  Afinal, sua mensagem aqui não reflete apenas em nosso cinema, mas sim o quão preocupante o povo brasileiro olha com desprezo à própria cultura.   





RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS



O cinema francês e sua delicadeza em entregar o amor genuíno frente a temas controversos nos dias atuais. Sob o olhar poético do artista e sua musa,  sob a projeção de sentimentos em forma de cada pincelada minuciosa, sob a arte como instrumento de refugio e memória efetiva e por fim a convenção artística tradicional como fonte de lembranças da arte intima.  'Retrato de Uma Jovem Em Chamas' é uma obra sensível, delicada, verdadeira, inteligente e de uma forte relevância social.  





CORINGA

As severas críticas implicadas nas últimas produções da DC criou certo receio sobre a futura trajetória de seu Universo no mundo cinematográfico.  Sem grandes exibições e sem aquele frenesi pelos fãs, muito se discutia a qualidade, a visibilidade, a bilheteria e até mesmo a rivalidade com seu concorrente. Entretanto, quando a Estúdio resolve acertar o resultado é uma verdadeira obra-prima e o mesmo se aplica em ‘Coringa (2019)’. 





O FAROL



Original, único, difícil, metafórico e para além da compreensão. O controverso 'O Farol' é um daqueles filmes que não procura dar respostas para o espectador, mas sim nos fazer questionar sua mensagem após o final dos créditos e dificilmente sai de nossas mentes.  [...] Contando com uma das melhores atuações masculinas de 2019  interpretada por Willem Dafoe e a forte linguagem cinematográfica do cineasta Robert Eggers, 'O Farol' é certamente um dos melhores filmes do ano.





PARASITA

Nesse jogo de contraposição diferindo de imagens alegóricas no retrato das duas diferentes classes e gerando reflexões sobre aqueles que culpam um sistema sem olhar o próprio umbigo. ‘Parasita’ é original, sarcástico, tenso, surpreendente, metafórico, denuncia a desigualdade social endêmica dos dias atuais e Joon Ho entrega o melhor do filme de sua carreira ao lado de ‘Memórias de um Assassino’.







O IRLANDÊS

Aqui, Martin Scorsese confronta seu próprio estilo narrativo e entrega algo inovador para o gênero da Máfia. Antes a violência, a glamorização do sistema e a ostentação eram apreciadas em suas obras retratando o encanto no mundo do crime. ‘O Irlandes’ se opõe a esses elementos trazendo a dinâmica dos personagens (parcerias, intrigas e ameaças), a violência testemunhada e, consequentemente, reforça os diálogos poderosos e até mesmo as frases não ditas.   



MENÇÃO HONROSA: 

                                                                               


















Nenhum comentário :

Postar um comentário