Estreias

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Crítica - 'Steve Jobs' (2015)


   Capa de varias revistas, várias histórias cercaram o criador da Apple, sejam lendas ou não, Steve Jobs agora tem sua primeira cinebiografia admirável.  E não poderia ser de menos, já que o trabalho do cineasta Danny Boyle (vencedor do Oscar do ótimo ‘Quem quer ser um Milionário’) e do ilustre ator Michael Fassbender nunca nos desapontam.                       

     O filme retrata nos bastidores três momentos icônicos da carreira do magnata da informática. O primeiro deles em 1984 com o lançamento do computador Macintosh, em seguida com a chegada do Next no ano de 1988 e por fim a grande conquista de Jobs (Michael Fassbender) no ano de 1998, com a apresentação do Imac.

     O roteiro assinado por Sorkin, responsável pelo filme ‘A Rede Social’ não foge dos diálogos rápidos e complexos interpretados por personagens intelectuais. Além de o roteiro exigir ao espectador um conhecimento prévio de Steve Jobs, os longos diálogos podem soar entediante para alguns. Porém para compensar, os confrontos verbais entregam grandes cenas na produção envolvendo o protagonista Jobs contra Jeff Daniels e Seth Roben, porém o personagem de Roben é pouco desenvolvido.       

    Com certeza Jobs não era uma pessoa fácil de lidar. Logo no inicio a narrativa estabelece seu protagonista um personagem egocêntrico, arrogante, sarcástico e um péssimo pai, deixando de lado todo o sentimento e importando apenas no que diz a matemática, Fassbender incorpora o gênio de maneira brilhante interpretando os diálogos excepcionais com um ótimo movimento corporal. Kate Winslet não fica para trás vivendo Joanna Hoffman, o braço direito de Jobs. O filme também conta com Jeff Daniels , Seth Roben , Katherine Waterston, em que todos estão muito bem.        

     Com um trabalho menos aprimorado do cineasta por conceber um ritmo compacto de evolução contando com uma ótima edição e montagem transitando do presente e o passado de maneira fluída, o filme também contem uma artificialidade na quantidade da rivalidade de diálogos sobre uma mesma circunstância todos em um mesmo dia. ‘Steve Jobs’ é a melhor cinebiografia do criador da Apple, conta com ótimas atuações de todo seu elenco e quem é fascinado pelo mundo da informática, tecnologia e de Jobs, esse é um filme ideal.


NOTA: 7,0




Nenhum comentário :

Postar um comentário