Estreias

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Crítica - 'O Protetor 2'


  Vem se notabilizando inúmeras franquias de filmes de ação nos últimos anos. Podemos facilmente mencionar, ‘Jason Bourne’, ‘Mission Impossible’, ‘Taken’ ‘John Wick’, ‘Equalizer’, e todos eles sempre com o mesmo propósito colocar no centro das ações um astro e empolgar o público com as mais variantes seqüências de ação. Porém nem todas as franquias repetem ou superam o brilhantismo do primeiro filme e, infelizmente, acontece em ‘O Protetor 2’.    

    Trabalhando agora como motorista, Robert McCall (Denzel Washington) passa seus dias ajudando àqueles que enfrentam dificuldades decorrentes de injustiças. Porém quando a morte de sua amiga Susan Plumer (Mellisa Leo) é noticiada, ele resolve voltar à ativa, no intuito de encontrar os transgressores do crime.

    A direção assinada novamente por Antoine Fuqua evoca o melhor de seu apuro técnico. Com menos momentos de ação em relação ao primeiro filme, o cineasta recicla algumas de suas idéias do precursor e apresenta um vasto material para coordenar tais seqüências utilizando tracking shots invertidos, transição de planos abertos para os detalhes, o uso da câmera lenta e a desaceleração do tempo. Como conseqüência, ‘O Protetor 2’ empolga os amantes do gênero e as batalhas, em especial no ultimo ato, se tornam mais objetivas. 

   Entretanto, o roteiro carece de boas idéias em suas subtramas e de um vilão à altura de ‘Protetor 1’. O primeiro ato é marcado por muitas idas e vindas da trama central com os sub arcos (uma dispensável envolvendo o ator Orson Bean) e demora para ‘O Protetor 2’ dar finalmente sua cara. Quando a trama resolve focar exclusivamente em seu personagem principal, a ação toma conta da produção e Denzel Washington prova o porquê é um ótimo ator.      

   Mesmo genérico, ‘O Protetor 2’ tem tudo para agradar os fãs dos gênero e daqueles que gostaram de seu precursor.              
 

NOTA: 6,5
                                   
 
               

Nenhum comentário :

Postar um comentário