Estreias

domingo, 28 de maio de 2017

Crítica - 'Alien: O Resgate'


   James Cameron provou como fazer uma seqüência em alto nível. Atualmente vemos muitas continuações de filmes desnecessários e muito aquém de seus precursores, visto como caça-níqueis desse grande estúdio hollywoodiano. Felizmente, Cameron conseguiu manter a franquia no mais alto escalão e colocando ‘Alien - O Resgate’ também como um dos melhores do gênero.        

      Passados cinqüenta e sete anos, a trama começa explorando o psicológico da protagonista após os eventos ocorridos em ‘O 8º Passageiro’. Ao descobrir que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado por humanos, ela retorna ao local com uma equipe de fuzileiros para salvar as famílias ali instaladas.         

   Já de inicio podemos notar em ‘O Resgate’ uma entrega maior da atriz Sigourney Weaver em seu papel com uma atuação mais intensa e dramática. Fato este resultou na indicação merecida ao Oscar e figurando entre as favoritas para levar a estatueta.        
 
   Outra grande diferença entre ‘O Resgate’ e ‘O 8º passsageiro’ é a perda do terror e obviamente do desconhecido. O cineasta Cameron transformou a ficção em mais um filme de ação, onde encontramos mais aliens, mais tripulantes e conseqüentemente, mais mortes. Não temos mais o terror sustentando o gênero, mas a tensão continua muito mais revigorada aqui, através das relações interpessoais dos personagens.                
   Assim chegamos aos pontos semelhantes ao seu filme pioneiro. Tanto em ‘O Resgate’ e em ‘O 8º Passageiro’, há sempre um momento para as relações entre os personagens para que o público compreenda suas motivações e simpatize por cada um deles. Exemplo disso é a nossa torcida para criança Newt (a pequena Carrie Henn), e o ódio com o personagem de Paul Reiser, o Burke.            
 
   Outro ponto também em comum foi o filme criar um ótimo suspense inicial e não se mostrar apressado para apresentar o alien, assim como manter aquela fotografia turva acentuando a tensão e brincando com nossa imaginação sobre as possibilidades da criatura aparecer. E a presença da rainha xenomorfa é o ponto altíssimo da produção! A única decepção em ‘O Resgate’ foi o seu ultimo ato exagerado e desnecessário exibindo o absurdo combate entre Ripley e a Rainha Alien                

   ‘Alien - O Resgate’ é exemplo de como realizar uma seqüência em alto nível expandindo o universo da franquia, sem ficar preso as idéias de seu antecessor.
 

NOTA: 8,7


       

2 comentários :

  1. Ancho que Sigourney Weaver é uma atriz incrível. Li um livro com uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia o filme A Monster Calls eu quería assistir é umo dos melhores filmes Sigourney Weaver, soube que devia vê-la. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do Lewis MacDougall, seu talento é impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Scarlet você também pode encontrar essa crítica aqui no site tbm, olha minha impressão >> https://filmenamente.blogspot.com.br/2017/01/critica-sete-minutos-depois-da-meia.html
    seja sempre bem-vinda! Também não deixe de curtir nossa pagina no facebook para ficar por dentro de tudo que acontece aqui!

    ResponderExcluir