Estreias

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Crítica - 'The Post - A Guerra Secreta'


    Em seu cartaz ‘The Post – A Guerra Secreta’ chama logo a atenção do público exibindo nomes como Steven Spielberg, Meryl Streep e Tom Hanks. E não é para menos, além de contar com os três grandes nomes do cinema. A produção chega em ótimo momento debatendo temas pertinentes na sociedade atual visto no âmbito político americano e também na brasileira.               

    Baseado em fatos reais, a trama evidência o trabalho memorável do jornal Washington Post na luta contra o governo Nixon no caso dos ‘Papéis do Pentágono’. Em meio a esse oficio, a história acompanha os editores do jornal, Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Strrep) quando recebem o minucioso estudo sobre as inúmeras deficiências e mentiras do governo americano na Guerra do Vietnã. Com os arquivos em mãos, os editores se encontram em um dilema de postar ou não postar as verdades sobre o fato para o povo.              

  A direção de Steven Spielberg consegue fazer algo difícil com um material histórico e político em mãos. O roteiro assinado por Liz Hannah e Josh Singer (do muito bom ‘Spotlight – Segredos Revelados’) é repleto de diálogos políticos, investigativo e jornalístico, e mesmo assim Spielberg conduz a narrativa com muita energia sem nunca perder o ritmo. A trama que possivelmente tinha tudo para exaurir o espectador pelo excesso de informações, torna-se um deleite ao assistir importantes e sigilosos conhecimentos da época e a interação entre Bradlee e Graham.  


  Por esse motivo, Spielberg sempre mantém a câmera e os personagens em movimento utilizando breves planos-sequências e uma crescente tensão sobre os fatos. Enquanto o primeiro ato está mais preocupado em contextualizar o Washington Post e o oficio de Bradlee e Kat Graham, o segundo ato ganha força ao retratar o caso ‘Papéis do Pentágono’ e a posição da imprensa a respeito do documento. Em conseqüência, ‘The Post – A Guerra Secreta’ tem a marca de Spielberg por justamente colocar o espectador a par de todas as informações e compreender a mensagem que está sendo transmitida.                    
 
  E ‘The Post – A Guerra Secreta’ chega a um ótimo período para debater o tema da liberdade de imprensa e a sua relevância para a democracia. A batalha jornalística e suas repercussões históricas têm um grande peso na narrativa e todos os inúmeros personagens envolvidos dispõem seu grande momento em tela, como Sarah Poulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bruce Greenwood, Michael Stulhbarg e Jesse Plemons. Sem contar as ótimas atuações dos protagonistas Tom Hanks e Meryl Strrep.         

  Mesmo ainda com Steven Spielberg tendo seus momentos de pieguices com trilhas sonoras manipulativas e uma fotografia pouco convincente para época setentista. ‘The Post – A Guerra Secreta’ é importante para compreendermos as dificuldades do ser jornalista e vale pelo seu ótimo contexto histórico, político e suas repercussões nos dias atuais.  


                  NOTA: 7,6                             
 
   

Nenhum comentário :

Postar um comentário