Estreias

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Crítica - 'Decisão de Risco'


   É possível estimar o valor de uma vida? Em uma guerra contra o terrorismo o conceito sobre moral é o foco em ‘Decisão de Risco’. De um lado, a incerteza de qual decisão tomar. Do outro, as conseqüências éticas, morais e sociais mediantes a ideologias políticas e militares.  

  Na trama, a coronel Powell (Hellen Mirren) comanda uma operação para capturar três terroristas no Quênia, porém a situação se intensifica quando uma criança encontra-se na zona de ataque resultando ao piloto americano Steve Watts (Aaron Paul) e em debates políticos e militares sobre qual medida a ser tomado.          

   Dirigido por Gavin Hood, o cineasta dividi o filme em quatro principais arcos transitando na personagem da coronel Powell, no escritório do gabinete britânico envolvendo o general Frank Benson (Alan Rickman), dos pilotos americanos Steve Watts e sua parceira (Phoebe Fox) e Jama Farah (Barkhad Abdi) situado no Quênia. E nada é confuso, todos tem seu momento em tela.              

   Hood também impressiona ao criar uma enorme tensão prendendo a atenção de cada cinéfilo, é incrível como a tensão nunca perde energia tornando-se constate durante todo os 100 minutos da produção. Méritos para a ótima edição percorrendo todos os planos do filme deixando o espectador vidrado em cada segundo em uma fotografia quente ameaçadora nas paisagens externas e fria em locais confinados.                           


   Não apenas isso, como de costume Hellen Mirren entrega uma ótima atuação no papel da decidida coronel buscando até mesmo na tentativa de burlar o sistema para concluir a missão levantando questões éticas e morais, resultando em desavenças com os membros superiores. Alan Rickman também está excelente em uma interpretação sarcástica alternando o tom do filme, assim como Barkhad Abdi e o inocente piloto interpretado pelo eterno Jesse Pinkman. Já os outros coadjuvantes não acrescentam nada de relevante à trama.       

   Onde o foco está na preocupação política a respeito das decisões militares, o filme cumpre seu objetivo investindo em uma enorme tensão envolvendo o espectador no conceito burocrático tornando-se até mesmo cômico. Exagerando no melodrama em seu último ato, ‘Decisão de Risco’ traz uma nova abordagem e levanta questões diante da guerra, permite o publico relacionar-se com o processo e merece a atenção de todos.


NOTA: 7,8


Nenhum comentário :

Postar um comentário