Estreias

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Crítica - 'Águas Rasas'


    O mar é o perfeito cenário para grandes filmes explorando a força da natureza versus o homem, ou melhor, a mulher. Após o grande sucesso de ‘Tubarão (1975)’ de Spielberg nenhum outro filme conseguiu tal apreciação diante da premissa mar e tubarão. Eis que chega agora no cinema o novo filme de Collet-Serra (dos bons ‘A Orfã’, ‘Sem Escala’ e ‘Desconhecido’) entregando o melhor trabalho pós o triunfo de 1975 em ‘Águas Rasas’. 

       A trama é simples e acompanha a jovem médica Nancy (Blake Lively) com dificuldades de lidar com a perda da mãe. Seguindo uma pista sua, ela vai surfar sozinha em uma paradisíaca praia isolada no México, onde acaba sendo atacada por um tubarão branco. Agora ela precisa usar toda sua inteligência para sair daquele local viva.    
 
    Com um baixo orçamento, o cineasta precisou apenas de Blake Lively, um tubarão e uma gaivota para entregar o “Tubarão” para a nova geração. Esperado por todos os cinéfilos e amantes do gênero, devido à falta e a incapacidade de recentes produções baseadas nessa premissa amada pelo público. ‘Aguas Rasas’ não se preocupa em desenvolver seus personagens e a narrativa, mas se propõe a entregar uma enorme tensão prendendo a atenção do espectador até seu ato final.     
 
   Tudo acontece muito rápido e em poucos minutos presenciamos a luta pela sobrevivência da atriz Blake Lively. Collet-Serra consegue transmitir toda a tensão desde o momento que a personagem cai no mar adotando várias tomadas e ótimas angulações apresentando a imensidão do oceano e a sensação de ameaça na belíssima fotografia. Não apenas isso, com poucas palavras, Lively está excelente no papel, tem carisma e faz o espectador torcer por ela. Entregando, talvez, sua melhor atuação da carreira no cinema.

   Com seus rápidos 80 minutos, faltou a ‘Águas Rasas’ explorar a narrativa, os personagens e a sua resolução não convence. Mas o filme cumpre seu objetivo criando uma enorme tensão prendendo todos na cadeira, apresenta ótimas cenas de ação e conta com uma boa atuação de Blake Lively.       


NOTA: 7,0         


 

Nenhum comentário :

Postar um comentário