Estreias

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Crítica - 'O Homem Nas Trevas'


    ‘O Homem nas Trevas’ reformula a palavra tensão levando a outro patamar. Rápido e objetivo, o filme não perde tempo e desde o primeiro minuto o clima carregado é suscetível e o bastante para prender a atenção do espectador, ou melhor, a tensão.  Para a condução da crescente angustia está ele, o cineasta Fede Alvarez (conhecido do muito bom ‘A Morte do Demônio’) mais uma vez mostrou seu talento entregando um suspense acima da média e consolidando no gênero. 

     Apesar de simples a trama é interessante. Três adolescentes de uma pequena cidade invadem casas e cometem pequenos roubos. Ao suspeitar de uma enorme quantia de dinheiro, eles decidem realizar o que seria o último assalto, que tudo indicara ser fácil, pois o dono da residência é cego. Porém, o plano não sai exatamente como planejado.         
 
   E o filme logo no primeiro minuto mostra todo seu ímpeto.  A câmera área seguindo os rastros de sangue deixado pela calçada, é o ponto de partida para o inicio da tensão. A partir daí, o roteiro assinado pelo próprio cineasta Alvarez e com Rodo Sayagues, apresenta brevemente o trio protagonista e tornar-se muito mais relevante não apenas pela sua interessante premissa, mas sim pela sua não-linearidade reservando reviravoltas de tirar o fôlego.                                    
 
   Não a uma dicotomia no roteiro e o próprio filme brinca com isso. Em um ambiente onde temos jovens indisciplinado e um cego com passado misterioso, ficar difícil saber no começo quem é o inimigo da história. Porém, a presença perturbadora e sombria do cego na excelente atuação de Stephen Lange, é o suficiente para torná-lo o antagonista mais marcante do ano de 2016. Seu simples aspecto, seja pelos seus movimentos corporais e suas falas (que são poucas), consegue acentuar ainda mais a tensão do filme.   
 
    Na trama ainda temos, Jane Levy retomando a parceria com o diretor, após o filme ‘A Morte do Demônio’ e se destacando mais uma vez, Dylan Minnette (‘Os Suspeitos’) e Daniel Zovatto, todos com atuações convincentes.  

   Tudo é muito bem esquematizado para a crescente tensão. Para isso o ótimo trabalho de Alvarez por trás das câmeras dispondo de excelentes movimentos de câmera com planos-sequências - deslizando por todo cômodo, permitindo ao público explorar o local, tracking shots, visão noturna, tudo para conceder um ambiente claustrofóbico e tenso, capturado nos mais sofisticados enquadramentos.             
 
   Aqui temos o contra-plongée, plongée, e principalmente o médio-plano, envolta de uma trilha sonora pontual e perturbadora. Aqui a mise-en-scène é excelente.         
 
   Assim como em outros filmes, a produção desliza nas famosas idiotices do gênero trazendo certas cenas que nenhuma outra pessoa faria, e força em seu último ato. Fora isso, é impressionante a tensão criada, quando o espectador pensa que já viu de tudo ‘O Homem Nas Trevas’ vai lá e tira mais um coelho da cartola.

   ‘O Homem Nas Trevas’ é enervante, intenso, visceral, agonizante, oferece momentos desesperadores, alem de reservar ótimas reviravoltas acelerando os batimentos cardíacos de qualquer um.  
 

NOTA: 8,0


                 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário