Estreias

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Crítica - 'O Que Te Faz Mais Forte' (Stronger)


   Será que finalmente o tão esperado Oscar dessa vez vem para Jake Gyllenhaal? Ao lado de uma das melhores atrizes da atualidade, Tatiana Maslany e Gyllenhaal comandam as ações em uma história chocante e emocionante em ‘O Que Te Faz Mais Forte’.               

    Inspirado nas memórias de Jeff Bauman (Jake Gyllenhaal) sobre o dia mais chocante de sua vida. ‘O Que Te Faz Mais Forte’ conta a história de um homem comum que se tornou o grande símbolo de esperança de sua cidade, após sobreviver ao atentado terrorista na Maratona de Boston em 2013. 

   A direção assinada por David Gordon Green (dos bons ‘Especialista do Crime’ e ‘Joe’) é certeira ao colocar o espectador na mente do protagonista. Muito disso, vem dos planos cinematográficos adotados por Green – planos longos e câmera subjetiva-, ao retratar o senso de aflição da adaptação de Bauman pós-atentado. Em conseqüência, sentimos o peso do trauma vivenciado por Bauman, que se faz presente nas situações mais triviais do nosso dia a dia.

   ‘O Que Te Faz Mais Forte’ tinha tudo para ser um drama pesado e intrínseco, mas Green entrega cenas mais leves conseguindo aliviar os momentos de tensão, e por não focar exclusivamente em seu protagonista. As pessoas a sua volta tem a sua relevância para a superação e as atitudes tomadas de Bauman, entre eles está a sua namorada Erin Hurley (Tatiana Maslany), e a mãe Patty Bauman (Miranda Richardson).              

     E nas objeções entre Jeff Bauman e as pessoas a sua volta, brilham as grandes interpretações de Gyllenhaal e Maslany. Capaz de provocar risos e lágrimas no espectador, o ator encarna com seriedade o seu personagem e vemos em tela um Jeff Bauman desolado, irritado, intenso, sorridente e, acima de tudo, corajoso. Com um ótimo trabalho vocal e corporal, a atuação de Jake Gyllenhaal é digna de nomeação ao Oscar. No mínimo!

   Já Tatiana Maslany (conhecida por fazer inúmeros interpretes em ‘Orphan Black’) dispensa comentários. Carregada por suportar e aturar as irresponsabilidades e imaturidades de Bauman, a atriz entrega múltiplas facetas a Erin Hurley, uma mulher sobrecarregada, cansada, companheira e uma verdadeira amante. A química dos personagens é incrível, o amor é genuíno e a cena da briga no carro vai render premiações para ambos os artistas.                
 
   Com certas contradições no roteiro em representar o heroísmo de Bauman com diálogos artificiais e inserir momentos dramáticos manipulativos.  ‘O Que Te Faz Mais Forte’ segue uma estrutura biográfica padrão, mas sua grande força está nas atuações poderosas de seu elenco central.   
                  
NOTA: 7,3

Nenhum comentário :

Postar um comentário