Estreias

terça-feira, 3 de abril de 2018

Ótimos Filmes de 2017 Que Você Provavelmente Não Viu!

 
    O ano de 2017 foi grandioso para o cinema reservando ótimos filmes em diferentes lugares do mundo. Como são lançados inúmeras e inúmeras produções ao longo de um ano, muitas acabam passando abatidas para os espectadores ou são pouco comentadas. Ficando até mesmo de fora do circuito comercial. 
    Dessa maneira, o Filme Na Mente resolveu listar cinco filmes e um bônus, com o intuito de enfatizar ótimas obras que provavelmente tiveram pouca audiência. Então, vamos a eles: 





'DETROIT EM REBELIÃO'

   Pouco comentado e com rápida passagem nas salas do cinema, 'Detroit Em Rebelião' é tenso do inicio ao fim usando como mote o retrato significativo das tensões raciais no EUA. Baseado em fatos reais relatando os protestos da população negra por causa da repressão policial e o abandono do Estado em 1967, Detroit. Um dos grandes acertos da produção foi a escolha de Kathryn Bigelow na direção (conhecida pelos ótimos 'A Hora Mais Escura' e 'Guerra Ao Terror').                                               
    Aqui, Bigelow repete suas facetas em seus trabalhos anteriores reforçando o desconforto daquela realidade. 'Detroit Em Rebelião' demora para imprimir sua premissa, mas quando estampa é para valer. O filme se torna gradativamente mais claustrofóbico, intenso. Os enquadramentos amplificam a angústia de um lado e a crueldade do outro. O design de som é poderoso. A montagem emprega com perfeição as imagens de arquivos dentro da trama, e a edição concedendo um ritmo ágil reforça ainda mais a tensão naquele período. 
    'Detroit Em Rebelião' traz fortes impactos narrativos em seu último ato e para aqueles que se interessam por este tipo de obra, aqui é um prato cheio.




' A GHOST STORY'

     'A Ghost Story' é o filme independente dessa lista de um orçamento baixíssimo (100 mil dólares), mas com uma mensagem poderosa. Original, incomum, inestimável, excêntrico e alegórico, o cineasta David Lowery (conhecido pelo bom ‘Amor Fora da Lei’) criou sua própria linguagem cinematográfica e entrega uma produção jamais vista nos últimos anos. ' A Ghost Story' é um dos melhores filmes sobre espectrologia já realizados na história do cinema e está na minha lista dos melhores filmes de 2017 (você pode conferir nos especiais). 





'LADY MACBETH'

    Outro filme pouco comentado é o ótimo britânico 'Lady Macbeth'. Não se engane, 'Lady Macbeth' não se baseia na obra de William Shakespeare, mas sim do romance homônimo do russo Nikolai Leskov, 'Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk'.  Na trama, Katherine (Florence Pugh) se casa por conveniência com Alexander (Paul Hilton), porém ela se vê reclusa em um família inclemente e decide tomar as rédeas da sua própria vida. 
   'Lady Macbeth' demonstra a força da segunda e sétima arte nas terras britânicas. A estreia da direção de William Oldroyd e da atriz Florence Pugh nos cinemas é fenomenal. Ambos proveniente do teatro, dão um show no quesito direção e atuação, respectivamente.
    A direção de Oldroyd é certeiro desde ao roteiro aos recursos técnicos. 'Lady Macbeth' extraiu toda a essência de seu roteiro mantendo o espirito subversivo do livro ao retratar a protagonista se rebelando contra todas as convenções sociais da época e, em consequência, representar os atos atrozes repercutindo para si mesma e a todos que a cercam. A delicada e frágil jovem Katherine não existe mais. E seu olhar vazio e frio vai ganhando contornos cada vez mais intensos.
    Katherine é uma das personagens mais ricas do cinema em 2017, pois seus atos provém em razão de escapar das opressões daquela época e encontrar a felicidade. Apesar de rejeitarmos sua atitude, compreendemos suas motivações. Em consequência, Florence Pugh deu um show de interpretação  passando por todas as nuances de seu protagonista. Sua atuação é digna de prêmios.
     'Lady Macbeth' pode não agradar a todos que tem certos "probleminhas" com o ritmo mais lento e a trama optar por planos estáticos. Mas é condizente com sua proposta por apresentar um design de produção riquíssimo, uma condução de câmera minimalista com enquadramentos precisos e geométricos reforçando o contexto social que regia a Inglaterra do século XIX. E mais, coloca William Oldroyd e Florence Pugh como futuros grandes nomes da sétima arte.

    



'O LAMENTO'

   Para quem está cansado da estrutura narrativa hollywoodiana, uma forte indicação é migrar para o cinema sul-coreano. Diferente e único, nos últimos anos a Coreia do Sul  vem ganhando notoriedade em suas produções em 'A Criada' e 'Invasão Zumbi' justamente por estar presente nas listas dos melhores filmes de 2016 ao redor do mundo. E não demorou muito para eles presentearem mais um ótimo suspense em 'O Lamento'. 





'SUA MELHOR HISTÓRIA'

   Se há um filme pouco comentado no ano de 2017 é 'Sua Melhor História'. Afinal, o que seria uma história sem um grande roteirista? Independente dos movimentos cinematográficos marcantes em suas respectivas épocas, os verdadeiros autores foram aqueles que sempre buscaram a autenticidade e originalidade para enaltecer a obra. Nesse contexto, ‘Sua Melhor História’ apresenta a força dos roteiristas da década de 1940 na indústria cinematográfica britânica.       

      



BÔNUS




   Apesar de ser produzido no ano de 2015, 'Manifesto' foi lançado no Brasil em 2017 e, por esse motivo, está como um bônus nessa lista. Entretanto, é um filme dificilíssimo de recomendar, pois é a obra mais original, diferente, único, estranho e fora da caixa! Pouco comentando, justamente pelo fato de ser desconvidativo empregando as frases “Faço um manifesto porque não tenho nada a dizer...” e “não obrigo ninguém a me seguir” logo no início da produção. Representa sua particularidade.    
    'Manifesto' ainda conta com uma atuação monstruosa de Cate Blanchett interpretando treze personagens diferentes. Isso mesmo, treze! Além de carregar uma mensagem adjacente poderosa à atualidade, no qual o papel do artista e da arte vem sendo embate de grandes  temas e subjugado por tendências moralistas.  






Nenhum comentário :

Postar um comentário