Estreias

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Crítica - 'O Regresso'


    Difícil comentar de ‘O Regresso’ sem falar da 5ª indicação do excelente Leonardo DiCaprio para o Oscar 2016. Já faz um bom tempo que o astro vem mostrando ser um dos melhores atores da atualidade, e aqui não é diferente, mesmo com poucas falas o ator rouba a cena. Há quem pense que o filme é apenas Dicaprio! Outro grande nome dessa produção é o diretor Alejandro Iñárritu emendando mais um trabalho fantástico após ganhar o Oscar em ‘Birdman ou (A inesperada Virtude da Ignorância)’ se consagrando entre os grandes de Hollywood.                                 

      Com o roteiro assinado pelo próprio diretor ao lado de Mark. L. Smith, baseado na obra homônima de Michael Punke, ‘The Revenant’ (do original) conta a história real do ilustre explorador Hugo Glass (DiCaprio) que é abandonado pela sua equipe após ser atacado por um urso. Lutando para sobreviver em um ambiente hostil, Glass encontra forças para vingar de John Fitzgerald (Tom Hardy), homem que matou seu único filho a sangue frio.                 
         
      E nada mais justo dispor de Leonardo DiCaprio como o grande protagonista. A jornada não é apenas marcada pela vingança, mas sim pelas as mais violentas e ardentes ações da natureza e, isso é a alma do filme. Do inicio ao fim o longa surpreende com os fatos acontecidos nessa trajetória e ficamos fascinados por ser uma história real. O desejo de vingança que conduz Glass impressiona, e para essa façanha DiCaprio vive o personagem com perfeição, mesmo com poucas falas, em suas expressões faciais o ator consegue transmitir o sofrimento, coragem e ódio.
   
      Nessa constante luta pela sobrevivência, o diretor Iñárritu lidou com uma fotografia em primeiríssimo e primeiro plano e não deixou de lado o plano-sequência visível no inicio e durante o longa, causando ao espectador uma angustia tremenda com cenas impactante (com destaque a cena do ataque do urso) e ódio prendendo a atenção do publico.                      
     Agora o principal destaque dessa produção é a fotografia de Emmanuel Lubezki. Conhecido com os trabalhos impecáveis em ‘Gravidade’, ‘Birdman’ e ‘Arvore da Vida’, e vencedor de dois Oscar tem tudo para ganhar seu terceiro esse ano.  Esse filme é sem duvida, um dos mais lindos dessa década e o melhor de sua carreira. A cada frame é um fascínio visual. A fotografia neblinada e compostas com cores gélidas, além de ser deslumbrante é muito bem pensada manipulando as cores conforme as emoções de Glass, predominando a cor cinza, azul e vermelho. 

      Com seus longos 150 minutos, o filme poderia ser resumido e 30 minutos a menos não interferiria na trama.  Com um final pouco impactante, ‘O Regresso’ é um dos filmes mais lindos dos últimos anos apresentando cenários incríveis e uma direção de arte de primeira qualidade, traz grandes nomes do cinema atual e deixa uma pergunta no ar: Será o ano de Dicaprio?

NOTA: 8,5



Nenhum comentário :

Postar um comentário