Estreias

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Crítica - 'Spotlight - Segredos Revelados'


     ‘Spotlight – Segredos Revelados’ comprova que é possível entregar uma excelente história sem investir em truques pirotécnicos para atrair cada olhar do público. Contando da maneira mais cuidadosa possível uma chocante história real, e até de modo convencional, o diretor Tom McCarthy (‘Trocando os Pés’) consegue prender o espectador em uma trama que tinha tudo para ser impertinente.

     A trama baseado em fatos reais apresenta a equipe de editorial do jornal Boston Globe, chamada de Spotlight, responsável por investigar casos especiais. No ano de 1976, o grupo tem a difícil investigação de desvendar os escândalos envolvendo a Igreja Católica e a arquidiocese local, que ocultou vários casos de abuso sexual de menores de seus sacerdotes.          

    E o filme atrai o espectador não apenas pelo peso de sua história, como também de seu forte elenco. A equipe Spotlight é composta pelos repórteres: Michael Rezendes (Mark Rufallo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams), Matty Caroll (Brian James) e o editor chefe Walker Robinson (Michael Keaton). Todos com distintas personalidades, os atores trabalham de maneira orgânica sem entregar cenas grandiosas, mas entregando maior realidade a trama. E todo o elenco, sem exceção, está ótimo.                       

      Com uma direção segura de McCarthy também entregando o realismo sem exagerar no jogo de câmera e dando espaço para seu numeroso elenco. O cineasta conta com um roteiro linear e amarrado surpreendendo o espectador a cada uma nova descoberta, tornando o enredo cada vez mais interessante e chocante no decorrer na produção à medida que a equipe começa a entrevistar as vítimas sobreviventes submetidos a perversidade da Igreja Católica. Porém a obra se torna repetitiva em suas cenas, muito delas são corriqueiras e poucas são memoráveis.           


   Mesmo assim, ‘Spotlight – Segredos Revelados’ é uma ótima opção para quem gosta de investigação jornalística, narra uma história chocante, conta com um elenco de primeira acarretando em uma ótima dinâmica da equipe Spotlight e, com certeza, é um dos melhores filmes do ano, merecedor de receber uma indicação ao Oscar 2016.


NOTA: 8,5

Um comentário :

  1. Muito boa dica de cinema. Pessoalmente achei uma muito boa estreia porque teve um elenco excelente especialmente Michael Keaton. É um dos meus atores preferidos, acho que ele é completamente talentoso, também vi sua atuação em Fome de Poder um filme sobre a historia do McDonalds e houve mais de uma cena que me surpreendeu. Seu desempenho realmente transmite emoções para o espectador. Se vocês são amantes do trabalho do ator este é um filme que não devem deixar de ver, é um filme que se converteu em um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir